Destaque, Novo

O Varejo mudou e você tem que saber!

Percebendo a grande reviravolta e o novo cenário do varejo, te convido conhecer e se preparar para a Loja do Futuro. Se você é um(a) Empresário(a) do Varejo precisa urgente se atualizar para permanecer no jogo. Só assim continuará lucrando e atraindo Clientes para sua Loja.

Todos os setores econômicos foram atingidos no mundo pós-pandêmico, mas nenhum setor foi tão abalado quanto o varejo.

Te convido a fazer essa reflexão. Você empreendedor/empreendedora do varejo percebeu como mudou drasticamente o comportamento e expectativas do consumidor, do colaborador, do fornecedor, do investidor e até mesmo os seus como Lojista?

O Manual do Varejista, divulgado pela Mckinsey, revela que não nos comunicamos mais da mesma forma, a maneira de comprar mudou, não temos mais paciência como antes. Todos os stakeholders envolvidos na cadeia do varejo estão muito mais exigentes.

Os investidores esperam um crescimento lucrativo.

Os consumidores querem velocidade e sustentabilidade.

Os colaboradores buscam e flexibilidade no local de trabalho. O que os empregos no varejo tradicionalmente não oferecem.

E você Lojista? Quais são suas prioridades, como alcançar suas metas, como reter e atrair constantemente o cliente?

Tenho certeza que sua cabeça como dono(a) do seu próprio negócio está à mil, tentando equilibrar e atender tantas demandas. Você não está sozinho(a) nesse desafio. Mesmo para grandes varejistas têm sido desafiador. Tok Stok, Magazine Luiza, Lojas Americanas foram abalados no mundo pós pandemia. Mudanças drásticas precisaram ocorrer nos seus modelos de negócio, plano de expansão e formato de atendimento. Não importa o seu tamanho os impactos ocorreram em todos os setores e formatos de Loja de pequeno à grande porte.

Podemos afirmar que vivemos hoje no Brasil o mundo BANI, conceito criado pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio, a sigla em inglês formada pela primeira letra das palavras:

  • brittle (frágil) – mundo é frágil, nenhuma estrutura é inabalável
  • anxious (ansioso) – as incertezas e falta de previsibilidade geram ansiedade
  • nonlinearity (não linear) – é impossível fazer um plano para o longo prazo sem flexibiliza-lo. Tudo muda muito rápido
  • incomprehensibility (incompreensível) – o excesso e rapidez de acontecimentos e informações geram falta de compreensão.

Quatro palavras que descrevem muito bem o cenário atual do nosso país e também do mundo pós pandemia.

Vem entender os principais impactos do mundo BANI para a Loja do Futuro.

Impactos no Consumidor:

Não existem barreiras para o consumo. O Cliente compra como, quando e onde desejar. O mundo está conectado e sua Loja também precisa estar. O consumidor conhece seu produto no meio digital, experimenta e conecta com sua marca no espaço físico e fecha a compra em uma rede social. Não importa onde ele efetua a compra sua Loja deve ser omnichannel.

Acabou a paciência, chegou o imediatismo e senso de urgência. O tempo máximo que seu Cliente tolera antes de escolher o seu concorrente é entrega em até 3 dias. E isso dependendo do produto que oferece. Se seu produto for conveniência ou alimentação apenas minutos são aceitáveis.

Percepção de valor é medido de acordo com o envolvimento da marca em ações sociais, sustentabilidade e diversidade. 50% dos consumidores da geração Z preferem consumir de marcar que possuem esforços em ESG.

Impactos no seu negócio:

Seu funcionário não deseja passar 8 horas do dia durante 6 dias da semana dentro da Loja. Ele quer flexibilidade. As prioridades e desejos não são apenas sucesso e ascensão profissional.  Você como Lojista precisa se adaptar e entender os objetivos pessoais do seu colaborador. Importante ter em mente que um funcionário feliz gera vendas e garante a satisfação do seu Cliente.

O seu espaço não será apenas um local de transações financeiras. Sua marca precisa fazer parte da vida do Cliente. É preciso ganhar fãs e não apenas consumidores. Em termos práticos; você precisa entregar um ecossistema de soluções relacionados ao seu produto. É necessário incluir e entregar: serviços, experiências, inspiração, conselhos e conteúdo.

As lojas físicas serão fundamentais para estabelecer a conexão emocional com o Cliente. Ela se torna ponto de referência e encontro dos seus fãs. Além claro de palco de experimentações, eventos e lifestyle da marca.

O manual do Varejista do Futuro, divulgado pela Mckinsey, inclui diversas outras ações necessárias para você e seu negócio se preparem para os próximos anos. Mas eu cito aqui, o mais importa para você empreendedor do varejo, é estar atento as rápidas mudanças e ser flexível para agir ou mudar a direção quando necessário.

Bem-vindo a Loja do Futuro! O seu sucesso está em fazer o básico muito bem feito e entregar a melhor EXPERIÊNCIA para seu Cliente.

Fonte: Claudia Lacerda – Arquiteta – @claulace

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